Eduardo Ruman (In Memoriam)
Diretor-Presidente
Administrativo e Empreendedor
Denise Ruman
MTB - 0086489
JORNALISTA RESPONSÁVEL
The Biggest and Best International Newspaper for World Peace
Founder, President And International General Chief-Director  :  Denise Ruman - MTB: 0086489 / SP-BRAZIL
Mentor do Jornal / Mentor of the Newspaper  :  José Cardoso Salvador (in memoriam)
Mentor-Director / Mentor-Director  :  Mahavátar Babají (in memoriam)

Notícias Internacionais / 05/03/2021


Novo relatório mostra que investimento de 0,07% do PIB dos países em desenvolvimento poderia proteger 613 milhões de mulheres em idade ativa vivendo na pobreza; medida, durante pandemia, pode ainda reduzir lacunas entre homens e mulheres.

0 votes

Fonte ONU NEWS
Uma renda básica temporária dada a centenas de milhões de mulheres nos países em desenvolvimento poderia evitar o aumento da pobreza e da desigualdade de gênero durante a pandemia de Covid-19.

Essa é a conclusão de um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, divulgado esta quinta-feira.

Consequências
A pandemia afetou mais mulheres do que os homens. Elas perderam renda e mais empregos durante a crise.

De acordo com o Pnud, uma renda básica temporária pode fornecer segurança financeira no curto prazo, abrindo caminho para investimentos contra a desigualdade de gênero.

Renda mínima temporária poderia ajudar mulheres a criar independência econômica, segundo PnudPnud/PraiseNutakor
Renda mínima temporária poderia ajudar mulheres a criar independência econômica, segundo Pnud
Segundo a agência, um investimento mensal de 0,07% do PIB dos países em desenvolvimento poderia proteger 613 milhões de mulheres em idade ativa vivendo na pobreza.

Governos
Em comunicado, o chefe do Pnud, Achim Steiner, disse “uma renda básica mensal poderia garantir a sobrevivência em tempos sem precedentes.”

Steiner garante que os benefícios “ajudariam não só as mulheres e suas famílias a combater o choque da pandemia, mas também capacitariam as mulheres em decisões independentes sobre dinheiro, meios de subsistência e escolhas de vida”.

O Pnud também analisou os custos de alargar a medida.

Para chegar a 1,32 bilhão de mulheres em situação de vulnerabilidade, o custo seria de 0,18% do PIB. Para expandir ainda mais, e atingir os 2 bilhões de mulheres que vivem em todo o mundo em desenvolvimento, custaria 0,31% do PIB.

O relatório também destaca a necessidade de ação imediata para aumentar acesso a esquemas de proteção social.

Salários
As mulheres tendem a receber salários mais baixos, quando são pagos, e muitas vezes carecem de proteção social e redes de segurança. Muitas trabalhadoras são a maioria em setores afetados pelo confinamento social como saúde e hospitalidade.

Elas também assumiram uma parcela maior do trabalho não remunerado, foram mais lançadas para fora do mercado e enfrentaram uma onda de violência doméstica.

Administrador do Pnud, Achim Steiner. UNEP
Administrador do Pnud, Achim Steiner.
Desigualdade
A diretora da Equipe de Gênero do Pnud, Raquel Lagunas, diz que a medida “não é uma solução definitiva, mas ajuda as mulheres a aumentar suas opções neste momento durante esta crise,”

Lagunas contou que a renda básica “proporciona um período de estabilidade econômica”.

Milhões de mulheres trabalham no setor informal ou em funções não remuneradas, como as cuidadoras de crianças e idosos. Mesmo que seus países tenham esquemas de proteção social, muitas ficam descobertas por não preencher os requisitos necessários.

O economista-chefe do Pnud, George Gray Molina, diz que esquemas como este devem ser parte de uma mudança transformacional no nível institucional para fortalecer a cobertura social.

Molina afirmou que “muitos dos países não têm redes de seguridade social adequadas, seguro-desemprego ou transferências de dinheiro que cubram as mulheres que precisam.”

Por isso, a agência está “trabalhando com governos para estruturar investimentos de longo prazo em proteção social, além do status de emprego.”

Comentários
0 comentários


  • Enviar Comentário
    Para Enviar Comentários é Necessário estar Logado.
    Clique Aqui para Entrar ou Clique Aqui para se Cadastrar.

Ainda não Foram Enviados Comentários!

Copyright 2021 - Jornal Pacifista - Todos os direitos reservados. powered by WEB4BUSINESS

Inglês Português Frances Italiano Alemão Espanhol Árabe Bengali Urdu Esperanto Croata Chinês Coreano Grego Hebraico Japonês Hungaro Latim Persa Polonês Romeno Vietnamita Swedish Thai Czech Hindi Você